Este é o nosso módulo Marketplace,  basicamente um marketplace online é um “lugar de encontro”, uma plataforma, onde compradores e vendedores se reúnem para comprar e vender produtos.


As vantagens do Marketplace para os seus negócios:


  • Popularidade. ...
  • Maior retenção. ...
  • Menos investimento em marketing. ...
  • Um canal adicional para vender seus produtos. ...
  • Facilidade para começar a vender. ...
  • Maior alcance. ...
  • Menos preocupação com integrações.


1 - Cadastro de Cliente - Seller

2 - Dados Financeiros - Seller

3 - Cadastro de Produtos - Seller

4 - Minhas Vendas - Seller

5 - Frete - Seller

6 - Sac

7 - Solicitação de Cancelamento de Pedido

8 - Configurações Gerais



1 - Cadastro de Cliente - Seller



A - Primeiramente precisa ser criado o grupo de clientes - o qual o seller será inserido. Veja o tutorial Aqui de como criar um grupo de clientes.


B - Na configuração do módulo do seller em:  Sistema - Configuração - Marketplace (configuração)



Informe o grupo de clientes ao qual o Seller será inserido  - selecione ele aqui.






C - O cliente que quiser ser do grupo de Lojistas Marketplace deverá se cadastrar no e-commerce como um cliente comum.



O cliente irá informar suas informações de dados pessoais e endereço.



D - Pronto! Feito isso,  iremos inserir o cliente no grupo de Lojista Marketplace em nosso Painel.


Vá em Clientes > Gerenciar Clientes > Pesquise e entre no cadastro do cliente que você irá inseri-lo no grupo de  Marketplace




Então, na Aba Informações de Conta, em Grupo deverá selecionar a opção  do grupo de cliente o qual o seller será inseridodepois irá definir o valor em porcentagem da comissão do Lojista em Comissão Marketplace (%). (comissão que a loja irá ganhar de comissão na venda deste seller)


Feito todo o processo, clique em Salvar.



Feito este procedimento, o cliente seller ao acessar novamente o painel.


Em Minha Conta no Painel Geral do cliente estará disponível alguns campos que o Seller deverá preencher. 




Estes são os campos que o Sellers terão acesso: (seller não terá acesso ao back-end - painel administrativo da plataforma)


2 -  Dados Financeiros - 


É onde o seller deverá preencher todos os seus dados financeiros corretamente como conta, agência,etc, pois é através destes dados que ele receberá o valor das comissões/ split de pagamento .


**Deve ser configurado o split de pagamento no painel do meio de pagamento do Lojista.



No painel em: Marketplace > Dados Bancários dos Sellers



Aqui você poderá exportar os dados bancários de todos os Sellers.




3 -  Meus Produtos - Aqui vem uma parte de suma importância, pois é onde o seller deverá cadastrar os seus produtos. Caso já aja algum produto cadastrado, aparecerá em uma lista onde, inclusive, haverá a opção de editar estes produtos. Para cadastrar um produto novo, o seller deverá clicar em Cadastrar Novo Produto.




O Seller irá cadastrar somente produto simples (para criação de produto configurável ou pacote de produto - será necessário que o lojista faça pelo painel da Plataforma e associe os produtos simples feito pelo seller).


No Cadastro de Novo Produto, o Seller deverá selecionar a categoria do produto, inserir o nome, SKU, descrição curta, descrição, preço, etc...




Além de outras informações como preço promocional (caso tenha algum), data do preço promocional, as suas dimensões, deverá informar a quantidade de estoque, desconto no boleto (caso haja algum) e sobre a garantia. Inserir as imagens dos produtos

*Estas informações  dos atributos poderão variar dependendo dos atributos selecionados na configuração do módulo.


Após a criação do produto este deverá ser aprovado (habilitado no painel da loja) por algum usuário administrador. 


Para aprovar ou não os produtos dos sellers, no painel ir em:


Marketplace > Produtos Pendentes




Aqui você encontrará os produtos pendentes dos Sellers e decidirá se eles serão aprovados ou não. 


Para habilitar ou não um produto, clique em visualizar produto e na página de cadastro do produto -  Em Status irá habilitar ou não este produto.


**Pode também estar incluindo outras informações conforme o caso, como por exemplo a categoria, - caso esta não esteja disponível pra ser escolhida pelo seller (isto varia de acordo com cada lojista)





 



4 -  Minhas VendasQuando for efetuado um pedido com algum produto do seller, este receberá uma cópia do pedido em seu e-mail (o qual esta cadastrado na plataforma).


Neste guia o seller poderá acompanhar os status  (pagamento pendente, pedido cancelado, pedido enviado) de seus pedidos, bem como poderá filtrar os pedidos por status ou período,  cancelar ou despachar ( inserir o código de rastreio, o número da nota fiscal, fazer o upload da Danfe) deste pedido. Gerar a planilha ou visualizar informações relativas ao Sac deste pedido etc.


Ao visualizar o pedido terá o resumo do pedido (nome cpf, endereço de entrega e cliente, forma de entrega e pagamento) aqui também irá mostrar informações como o: sub total do pedido, o valor do frete e a comissão da loja.


Para editar o pedido - o seller irá clicar em: Visualizar Pedido, O pagamento sendo aprovado, o Seller neste pedido - em status  poderá  - cancelar ou despachar o pedido (irá informar o rastreio e o upload da Danfe) feito este procedimento clicará em Atualizar Status


O lojista poderá acompanhar o relatório de vendas e comissões de cada seller, basta selecionar o pedido e caso preferir pode exportar a planilha.


Para isso, no painel ir em: Marketplace > Relatório de Vendas/Comissões






5 - Cadastro Planilha de  Frete 

Aqui o seller poderá baixar um modelo de planilha de exemplo para preencher, poderá também  baixar a planilha atual (caso já tiver) e também poderá subir uma nova planilha (devendo preencher conforme o modelo de exemplo).


Sempre que o seller subir a planilha, ela passará por um processo de aprovação que deverá ser realizado em nosso painel.



*****Atenção ao preencher a planilha, verificar a faixa de cep - se compreende todas as faixas (se não ficou faixas de cep de fora) verifique a faixa de peso, o valor,  e o prazo,  e a transportadora - inserir nesta planilha somente estes campos. Ou seja a planilha deve ser preenchiida a compreender todas as faixas de cep e peso


Exemplo de Preenchimento.




**Após o seller fazer o envio da planilha, esta deverá ser aprovada pelo Lojista




Para isso, o lojista, no painel deverá ir em: Marketplace > Gestão de Frete




Aqui é onde o Lojista ira aprovar ou não o modelo de planilha de frete que foi subida pelo seller. 

Para aprovar - clicar em Aprovar Planilha




**Considerações sobre o Frete: Para frete grátis o seller deverá inserir o valor = 0 em valor.


**Se o cliente efetuar a compra de produtos de sellers diferentes os valores do frete se somarão e se o prazo de entrega forem diferentes será considerado o prazo maior.



6 - SAC - Informações referentes ao SAC, caso haja alguma.


Havendo será exibida informações como o número do pedido - nome do cliente, data da última mensagem


O Seller ao clicar em Sac  - poderá ver o conteúdo da mensagem encaminhada pelo cliente, bem como poderá enviar a sua mensagem ao cliente.



O cliente que efetuou a compra de um produto marketplace , poderá abrir um chamado junto ao Sac - o qual irá tratar diretamente com o Seller


O cliente em seu painel de pedidos - poderia enviar uma mensagem para o vendedor




7 - Solicitação de Cancelamento de Pedido


No painel ir Em Marketplace > Solicitação de Cancelamento de Pedido.



 Aqui você acompanhará as solicitações de cancelamento dos pedidos.

 



 8 - Configurações Gerais 


 No painel ir em: Sistema - Configuração - Marketplace (configuração)



Informe o grupo de clientes ao qual o Seller estará inserido - caso for necessário criar algum grupo de clientes, veja o tutorial Aqui


Os atributos que estarão disponíveis para o Seller poder criar seu produto (além dos atributos padrão que já são setados) Por padrão os atributos básicos para venda já estão setados. Mas conforme o caso pode selecionar atributos à mais. Atenção ao selecionar os atributos, selecionar somente os atributos necessários para a venda do produto


e poder cancelar se o cliente pertencerá ao grupo de Marketplace antes de aprová-lo.




Configurações de Disparo de E-mails sobre vendas de produtos marketplace para o Lojista e para o Seller.


Encaminhar cópia do pedido para lojista e setar o e-mail e o template do e-mail que será encaminhado. Bem como setar o template do e-mail que será disparado para o Seller ( o e-mail que receberá será o cadastrado pelo Seller), e o template de disparo de Danfe (nota fiscal).


**Necessário criar os Templates destes e-mails em e-mails de transação e setá-los aqui.

Para criar o template de e-mail - No painel ir em: Sistema - Emails de Transação.




Com o nosso Módulo de Marketplace, em um só lugar, os seus clientes podem pesquisar e comprar produtos de diferentes lojas, onde há mais opções, há mais lucros para você!