Este é o nosso módulo Marketplace, basicamente um marketplace online é um “lugar de encontro”, uma plataforma, onde compradores e vendedores se reúnem para comprar e vender produtos.
As vantagens do Marketplace para os seus negócios:
- Popularidade. ...
- Maior retenção. ...
- Menos investimento em marketing. ...
- Um canal adicional para vender seus produtos. ...
- Facilidade para começar a vender. ...
- Maior alcance. ...
- Menos preocupação com integrações.
1 - Cadastro de Cliente - Seller
2 - Dados Financeiros - Seller
3 - Cadastro de Produtos - Seller
4 - Minhas Vendas - Seller
5 - Frete - Seller
6 - Sac
7 - Solicitação de Cancelamento de Pedido
8 - Configurações Gerais
1 - Cadastro de Cliente - Seller
A - Primeiramente precisa ser criado o grupo de clientes - o qual o seller será inserido. Veja o tutorial Aqui de como criar um grupo de clientes.
B - Na configuração do módulo do seller em: Sistema - Configuração - Marketplace (configuração)
Informe o grupo de clientes ao qual o Seller será inserido - selecione ele aqui.
C - O cliente que quiser ser do grupo de Lojistas Marketplace deverá se cadastrar no e-commerce como um cliente comum.
O cliente irá informar suas informações de dados pessoais e endereço.
D - Pronto! Feito isso, iremos inserir o cliente no grupo de Lojista Marketplace em nosso Painel.
Vá em Clientes > Gerenciar Clientes > Pesquise e entre no cadastro do cliente que você irá inseri-lo no grupo de Marketplace
Então, na Aba Informações de Conta, em Grupo deverá selecionar a opção do grupo de cliente o qual o seller será inserido, depois irá definir o valor em porcentagem da comissão do Lojista em Comissão Marketplace (%). (comissão que a loja irá ganhar de comissão na venda deste seller)
Feito todo o processo, clique em Salvar.
Feito este procedimento, o cliente seller ao acessar novamente o painel.
Em Minha Conta no Painel Geral do cliente estará disponível alguns campos que o Seller deverá preencher.
Estes são os campos que o Sellers terão acesso: (seller não terá acesso ao back-end - painel administrativo da plataforma)
2 - Dados Financeiros -
É onde o seller deverá preencher todos os seus dados financeiros corretamente como conta, agência,etc, pois é através destes dados que ele receberá o valor das comissões/ split de pagamento .
**Deve ser configurado o split de pagamento no painel do meio de pagamento do Lojista.
No painel em: Marketplace > Dados Bancários dos Sellers
Aqui você poderá exportar os dados bancários de todos os Sellers.
3 - Meus Produtos - Aqui vem uma parte de suma importância, pois é onde o seller deverá cadastrar os seus produtos. Caso já aja algum produto cadastrado, aparecerá em uma lista onde, inclusive, haverá a opção de editar estes produtos. Para cadastrar um produto novo, o seller deverá clicar em Cadastrar Novo Produto.
O Seller irá cadastrar somente produto simples (para criação de produto configurável ou pacote de produto - será necessário que o lojista faça pelo painel da Plataforma e associe os produtos simples feito pelo seller).
No Cadastro de Novo Produto, o Seller deverá selecionar a categoria do produto, inserir o nome, SKU, descrição curta, descrição, preço, etc...
Além de outras informações como preço promocional (caso tenha algum), data do preço promocional, as suas dimensões, deverá informar a quantidade de estoque, desconto no boleto (caso haja algum) e sobre a garantia. Inserir as imagens dos produtos
*Estas informações dos atributos poderão variar dependendo dos atributos selecionados na configuração do módulo.
Após a criação do produto este deverá ser aprovado (habilitado no painel da loja) por algum usuário administrador.
Para aprovar ou não os produtos dos sellers, no painel ir em:
Marketplace > Produtos Pendentes
Aqui você encontrará os produtos pendentes dos Sellers e decidirá se eles serão aprovados ou não.
Para habilitar ou não um produto, clique em visualizar produto e na página de cadastro do produto - Em Status irá habilitar ou não este produto.
**Pode também estar incluindo outras informações conforme o caso, como por exemplo a categoria, - caso esta não esteja disponível pra ser escolhida pelo seller (isto varia de acordo com cada lojista)
4 - Minhas Vendas - Quando for efetuado um pedido com algum produto do seller, este receberá uma cópia do pedido em seu e-mail (o qual esta cadastrado na plataforma).
Neste guia o seller poderá acompanhar os status (pagamento pendente, pedido cancelado, pedido enviado) de seus pedidos, bem como poderá filtrar os pedidos por status ou período, cancelar ou despachar ( inserir o código de rastreio, o número da nota fiscal, fazer o upload da Danfe) deste pedido. Gerar a planilha ou visualizar informações relativas ao Sac deste pedido etc.
Ao visualizar o pedido terá o resumo do pedido (nome cpf, endereço de entrega e cliente, forma de entrega e pagamento) aqui também irá mostrar informações como o: sub total do pedido, o valor do frete e a comissão da loja.
Para editar o pedido - o seller irá clicar em: Visualizar Pedido, O pagamento sendo aprovado, o Seller neste pedido - em status poderá - cancelar ou despachar o pedido (irá informar o rastreio e o upload da Danfe) feito este procedimento clicará em Atualizar Status
O lojista poderá acompanhar o relatório de vendas e comissões de cada seller, basta selecionar o pedido e caso preferir pode exportar a planilha.
Para isso, no painel ir em: Marketplace > Relatório de Vendas/Comissões.
5 - Cadastro Planilha de Frete
Aqui o seller poderá baixar um modelo de planilha de exemplo para preencher, poderá também baixar a planilha atual (caso já tiver) e também poderá subir uma nova planilha (devendo preencher conforme o modelo de exemplo).
Sempre que o seller subir a planilha, ela passará por um processo de aprovação que deverá ser realizado em nosso painel.
*****Atenção ao preencher a planilha, verificar a faixa de cep - se compreende todas as faixas (se não ficou faixas de cep de fora) verifique a faixa de peso, o valor, e o prazo, e a transportadora - inserir nesta planilha somente estes campos. Ou seja a planilha deve ser preenchiida a compreender todas as faixas de cep e peso
Exemplo de Preenchimento.
**Após o seller fazer o envio da planilha, esta deverá ser aprovada pelo Lojista
Para isso, o lojista, no painel deverá ir em: Marketplace > Gestão de Frete
Aqui é onde o Lojista ira aprovar ou não o modelo de planilha de frete que foi subida pelo seller.
Para aprovar - clicar em Aprovar Planilha
**Considerações sobre o Frete: Para frete grátis o seller deverá inserir o valor = 0 em valor.
**Se o cliente efetuar a compra de produtos de sellers diferentes os valores do frete se somarão e se o prazo de entrega forem diferentes será considerado o prazo maior.
6 - SAC - Informações referentes ao SAC, caso haja alguma.
Havendo será exibida informações como o número do pedido - nome do cliente, data da última mensagem
O Seller ao clicar em Sac - poderá ver o conteúdo da mensagem encaminhada pelo cliente, bem como poderá enviar a sua mensagem ao cliente.
O cliente que efetuou a compra de um produto marketplace , poderá abrir um chamado junto ao Sac - o qual irá tratar diretamente com o Seller
O cliente em seu painel de pedidos - poderia enviar uma mensagem para o vendedor
7 - Solicitação de Cancelamento de Pedido
No painel ir Em Marketplace > Solicitação de Cancelamento de Pedido.
Aqui você acompanhará as solicitações de cancelamento dos pedidos.
8 - Configurações Gerais
No painel ir em: Sistema - Configuração - Marketplace (configuração)
Informe o grupo de clientes ao qual o Seller estará inserido - caso for necessário criar algum grupo de clientes, veja o tutorial Aqui
Os atributos que estarão disponíveis para o Seller poder criar seu produto (além dos atributos padrão que já são setados) Por padrão os atributos básicos para venda já estão setados. Mas conforme o caso pode selecionar atributos à mais. Atenção ao selecionar os atributos, selecionar somente os atributos necessários para a venda do produto
e poder cancelar se o cliente pertencerá ao grupo de Marketplace antes de aprová-lo.
Configurações de Disparo de E-mails sobre vendas de produtos marketplace para o Lojista e para o Seller.
Encaminhar cópia do pedido para lojista e setar o e-mail e o template do e-mail que será encaminhado. Bem como setar o template do e-mail que será disparado para o Seller ( o e-mail que receberá será o cadastrado pelo Seller), e o template de disparo de Danfe (nota fiscal).
**Necessário criar os Templates destes e-mails em e-mails de transação e setá-los aqui.
Para criar o template de e-mail - No painel ir em: Sistema - Emails de Transação.
Com o nosso Módulo de Marketplace, em um só lugar, os seus clientes podem pesquisar e comprar produtos de diferentes lojas, onde há mais opções, há mais lucros para você!