Há formas do cliente ser cadastrado em sua loja. A primeira é a mais comum em que o cliente se cadastra ao fazer o checkout, informando seus dados cadastrais. Uma outra situação é o cadastro através do painel de controle.
- Clientes
- Grupo de Clientes
1 - Clique em Clientes > Gerenciar Clientes
Aqui você pode gerenciar o cliente
Para criar um cliente, clique em Criar Cliente ou para Gerenciar as informações do cliente, clique no referido cliente ou em Criar Cliente.
Aba Detalhes
Aqui você poderá editar as informações dos clientes já existente, excluir a conta deste cliente ou acessar a conta do cliente no site . Ou Criar Pedido - tutorial de criação de pedidos via painel aqui.
Poderá verificar informações de dados pessoais como: data do último acesso, data de cadastro, o grupo o qual o cliente pertence, estatísticas de venda. Acessar a conta do cliente no site.
Bem como os últimos pedidos, carrinhos ( se o cliente deixou produto no carrinho) e os produtos favoritados.
Aba Informações de Conta
Aqui informar os dados do cliente designar a qual grupo que o cliente pertence: Atacado, Revenda, Comum - para que cada tipo de cliente possa ter condições e promoções personalizadas. Após o preenchimento clicar em Salvar inserir nome, sobrenome, CPF/CNPJ, senha e outras informações.
Aqui você pode criar a senha (deverá encaminhar esta senha criada ao cliente) ou setar para que seja enviado por e-mail o cliente o link para ele cadastrar a nova senha.
––Endereços
Para editar ou inserir as informações relativas ao endereço.
Clique em Salvar.
Irá inserir as informações relativas ao endereço: Nome do cliente, endereço, sendo primeiro o endereço, depois o número e depois o bairro - como demonstrado abaixo
Aba Pedidos - Acompanhar os pedidos feito pelo cliente na loja
Aba Carrinho de Compras - Mostra o produto deixado pelo cliente no carrinho
Aba Favoritos, Newsletter, Avaliação do produto, Tags
Mostra se o cliente favoritou algum produto, se o cliente assinou a newsletter, se o cliente avaliou algum produto ou inseriu alguma tag.
2 - Grupo de Clientes
Para criar grupos de clientes: Para associar o cliente a um determinado grupo exemplo: atacado, revendedor. Uma opção muito interessante que pode você pode utilizar para criar campanhas exclusivas para um grupo especial de clientes
Será exibido os grupos de clientes existentes ( id, nome e grupo de imposto) para criar novo clicar em criar grupo
Basta preencher as informações e clicar em salvar
Criado o grupo de cliente você pode designar o cliente para este grupo, seja através do cadastro individual do cliente (item 1 deste tutorial) ou em massa
No painel em: Clientes - Gerenciar Clientes - selecione os clientes desejados - em Ações selecione: Associar ao Grupo selecione o grupo desejado e clique em Enviar
Para verificar os clientes on-line em seu site