Aqui neste tutorial mostraremos as funções nativa da plataforma. Estas funções englobam novos pedidos, pedidos faturados, despacho e entrega do pedido e cancelamentos. 

Em relação há um gerenciamento mais completo, principalmente na parte fiscal e logística é necessário o uso de uma ERP. 



Acompanhar vendas/Pedidos/Faturas


  1. Fluxo do Pedido
  2. Visão Geral
  3. Editar Pedido
  4. Cancelamento Manual de Pedido
  5. Segurar Pedido
  6. Faturar (aprovação manual de Pedido)
  7. Inserir informações de Entrega
  8. Reembolso
  9. Acompanhamento


1 - Fluxo de um Pedido


O pedido ao ser efetuado na plataforma ele poderá ser: A - Aprovado (Automaticamente - cartão ou Manualmente - transferência bancária, pix sem integração) B - ou ficará com o status de Pendente aguardando ou não a sua aprovação automática ou manual e - ser Cancelado (automaticamente - exemplo compra efetuada com cartão falso ou pelo decurso do tempo - não pagamento do boleto pix ou cancelado manualmente pelo decurso do tempo ( deposito/transferência não efetuada ou não pagamento do pix não integrado).


Ao ser aprovado dependendo da metodologia do lojista e uso de ERP poderá alterar o status do pedido para: pedido em produção (lojista irá produzir o produto), nota fiscal emitida (necessário ERP para gerar a nota fiscal, bem como outras informações fiscais)  e efetuar o despacho do pedido o qual dependendo de sua ERP este procedimento será feito tudo diretamente em seu painel.


Após o pedido ser enviado/despachado irá aguardar a sua entrega e por fim a finalização deste. Pode acontecer do cliente por algum motivo querer efetuar o cancelamento deste pedido que já foi  aprovado ou entregue, para este caso será feito o estorno  caso o lojista não use ERP deverá efetuar o estorno pelo meio de pagamento e também na plataforma para comunicar o cliente (atualização do status do pedido)


Neste tutorial iremos ver casos que o cliente não tenha erp ou tenha que fazer o procedimento manualmente


2 - Visão Geral


Para fazer o acompanhamento de suas vendas, dos pedidos, envios, faturamento >


No painel clique em Vendas - Pedidos.




Aqui você poderá acompanhar os pedidos com pagamento pendentes,  os pedidos faturados/aprovados, os pedidos em produção,  os pedidos que já foram entregues e os cancelado ou fechado (reembolso).


Neste painel serão exibidos os pedidos de sua loja, podendo-se fazer o seu acompanhamento, poderá filtrar os pedidos pelo:  número do pedido, o nome do produto e o sku, a data do pedido, nome do cliente, entrega, valor cobrado e pago e o status do pedido. 


E poderá também exportar estas informações em planilha em formato .csv ou .xml


Exemplo de pedido exibido no painel: 




Ações - Em ações - dependendo do status do pedido poderá efetuar algumas ações - colocar o pedido em produção, nota fiscal gerada - para pedido que já foi faturado, colocar pedido como entregue, cancelar, segurar, liberar, imprimir: faturas, embalagens, reembolso, tudo e etiquetas.


Cuidado para não colocar em produção um pedido que ainda não tenha sido aprovado, já outras ações como imprimir fatura somente será possível se o pedido já tiver sido faturado/aprovado.




Clique no pedido para ver os detalhes.



Aqui você poderá acessar a conta do cliente no site - irá acessar o site logado na conta do cliente, editar o pedido, cancelar o pedido, enviar e-mail do pedido ao cliente, faturar o pedido (aprovar o pedido), inserir informações de entrega - código de rasterio , recomprar etc.




Guia – Informações


Aqui você encontrará Informações gerais do pedido, do produto, do cliente, da cobrança e acompanhamento do pedido, envio de e-mail ao cliente, solicitação de reembolso ou de recomprar, faturar o pedido e dados sobre a entrega, estes dois últimos nos casos de novos pedidos.



>Status do PedidoAqui vai verificar o status do pedido.



>Informações do Cliente>Informações do Cliente: Clicando em cima do nome do cliente , será redirecionado para o painel de cadastro do cliente.



>Endereço de  Cobrança e de Entrega - clicando no local apontado pela seta você pode editar as suas informações





Informações de Pagamento, de Embalagem e Entrega, e sobre o produto comprado.


Aqui será mostrada a informação de qual meio de pagamento, meio de entrega e o produto que o cliente usou




Histórico de comentários - status do pedido, e o total do pedido


>Status: Aqui você pode verificar ou alterar o status do pedido. Estes status serão exibido de acordo com o estado que o pedido se encontrar ( exemplo se o pedido já estiver aprovado será exibido alguns status como: pedido em produção, nota fiscal emitida, etc. Pode ser incluídos novos status em sua loja virtual, clicando em: Sistemas > Status dos Pedidos (tutorial Aqui).


Poderá também setar para notificar o cliente por e-mail sobre a atualização de alteração de  status do pedido ou de inclusão de comentários e poderá também marcar para  que esta atualização de status ou comentário fique disponível no painel de acompanhamento de pedido do cliente (clicando em visível no front-end).



3 -  Editar Pedido


Em Editar as informações do pedido (alterar o produto, aplicar cupom, alterar informações do cliente, endereço, entrega, frete) (mas isto cancelará o pedido atual e irá gerar um novo)


Edição de um pedido




Exemplo de pedido que foi editado ( ***note que foi cancelado e criado outro pedido)




4 - Cancelar  -Esta função é apenas para cancelar pedido pendente



Clique em Ok para confirmar o cancelamento do pedido



Note que o pedido ficará com o status de cancelado




5 - Segurar um Pedido Pedidos que devem ser segurados (congelados) por um tempo ficam com este status



Veja que o pedido ficará com o status de: Segurado - para liberar - clique em: Liberar (o pedido voltará para o status que estava).




6 – Para Faturar (aprovar) um pedido


O pedido normalmente é aprovado automaticamente pelo meio de pagamento! Sendo normalmente gerenciado o fluxo do pedido ( faturamento, entrega, etc)  na ERP do cliente, caso o lojista não tenha ou for efetuar o procedimento manualmente na plataforma seguir os procedimentos abaixo.


Para aprovação manual de um pedido pendente  -   o qual seja necessário fazer a aprovação manualmente (exemplo: pix - não homologado, depósito, transferência bancária). Clicar em Faturar.



Setar para o cliente receber a fatura por e-mail e clicar em salvar fatura - feito isso o pedido vai estar aprovado/faturado




Em histórico de Comentários é possível alterar o status do pedido que foi aprovado, estará disponível os status:  Nota Fiscal emitida (necessário erp para gerar a nota fiscal bem como outros documentos fiscais), pedido em produção ( usado em caso que o lojista irá produzir o produto)


**Veja Aqui tutorial de gerenciamento de status de pedido da plataforma.



Para pedidos já faturados - acompanhar a fatura na aba "faturas".



Clicando na fatura - será exibida o número da fatura com suas informações, podendo inserir comentários ou imprimir a fatura (invoice)



7 – Inserir informações de Entrega


Após o pedido ter sido aprovado, e ao despachar o pedido.


Caso o lojista não utilizar ERP ou esta não efetuar a inserção das informações de entrega automaticamente. Irá fazer manualmente por este painel. Primeiro o cliente irá gerar a etiqueta e aqui inserir as informações de entrega


Para editar/inserir as informações de entrega. - clicar em entrega






Clicar em incluir rastreador e inserir os dados de rastreio gerados pelo meio de entrega do lojista 




Exemplo de preenchimento:


Informe a Forma de entrega - verificando no módulo do meio de entrega o seu nome (verificar em: Sistema - Configuração -  Vendas - Formas de Entrega - exemplo mais abaixo) , informe o nome/titulo da transportadora e o número de rastreio da transportadora  e setar para o cliente receber informação do rastreio por e-mail e clicar em salvar entrega



Exemplo de verificação do nome do módulo no meio de entrega:




Para quem usa o Frenet - Nos campos da página, preencha as seguintes informações:
  • FORMA DE ENTREGA (Carrier): selecione Serviços de Entrega ou o titulo que foi inserido no módulo deste meio de entrega (como no exemplo acima)
  • TÍTULO (Title): adicione o nome da transportadora;
  • NÚMERO (Number): adicione o número do rastreio, conforme critério de cada transportadora:

***O serviço de rastreio do Frenet para a Plataforma é disponibilizado para algumas  transportadoras, para realizar a consulta, acesse o Link . 


Para que usa o Melhor Envios ou outro meio de entrega que não seja exibido nesta lista em Forma de Entrega - selecionar: Valor Personalizado e insira o título (nome da transportadora) e em número insira o código de rastreio.  E setar para o cliente receber informação do rastreio por e-mail e clicar em salvar entrega




Tutorial Aqui de como gerar e sincronizar as etiquetas de frete pelo módulo do Melhor Envio.




Após inserir o código de rastreio  o status passará para Pedido Enviado.




Você poderá editar/acompanhar a informação de entrega - aba entregas





O pedido ao ser enviado terá disponível os status: dificuldade de entrega, pedido em transporte e pedido entregue


Quando o pedido for entregue ao destinatário, basta alterar o status - para pedido entregue e clicar para avisar o cliente no e-mail (para que seja enviado o e-mail deste status) e caso deseje que seja informado no painel do pedido do cliente clicar em: visivel no frontend, e clique em Salvar  Comentário




Veja que o status do pedido alterou para entregue




8 – Reembolso 


Para "cancelar" um  pedido já aprovado ou entregue - será feito o procedimento de Reembolso


Primeiramente o lojista deve verificar se o pagamento foi creditado, sendo este creditado deverá fazer o estorno  no painel do meio de pagamento do lojista (exemplo  pedidos com pagamentos efetuado via cartão) e após este, fazer na plataforma para realizar a comunicação ao cliente (para que o status do pedido seja atualizado na plataforma).


Em caso de pedido em que o  estorno não tenha como ser feito automaticamente pelo painel do meio de pagamento (exemplo: boleto ou pix). O lojista poderá pedir para  o atendimento ao cliente de sua loja informar o cliente (zap, e-mail etc) e solicitar junto ao cliente o meio que será feito a devolução do valor (pix, depósito, transferência etc) feito isso o Lojista irá efetuar a transação.



Na plataforma irá clicar em Reembolso (inserir as informações referente ao reembolso conforme necessário), marcar para o cliente receber copia do reembolso, adicionar comentário no pedido e  para efetuar o reembolso clicar em Reembolso Offline



Em caso de controle de estoque do produto - clicar para: Devolver ao Estoque



inserir as informações referente ao reembolso conforme necessário, marcar para o cliente receber copia do reembolso e clicar em Reembolso Offline



Pode inserir também comentário ao reembolso caso desejar.




Efetuado o procedimento o status do pedido será mudado para Fechado:




Acompanhar o processo de reembolso - aba reembolso.





9 -  Acompanhamento: Pode acompanhar também os  pedidos: Faturados, Entregas de pedidos, que tiveram reembolso e as transações financeiras



Pedidos Faturados


Entrega de Pedidos


Pedidos com Reembolso/extorno