A Plataforma utiliza estados e status no fluxo de atualização de pedidos. As estados são fixas (padrões do sistema) e não podem ser alteradas, já os status podem ser manipulados conforme a necessidade da sua loja virtual.


Cada status deverá ser vinculado a um estado de pedido, de acordo com sua finalidade.


Aqui mostraremos: 

  1. O que é Estado
  2. O que é  Status
  3. Como criar um novo status
  4. Como atribuir um status ao estado


1 - Estado


O Estado representa a fase em que o pedido se encontra e não fica visível na interface do painel ou para o cliente final, é utilizada apenas internamente, no entendimento do sistema.


Veja nos próximos passos o significado e a diferença entre estado e status para configurar o fluxo de pedido corretamente em sua loja virtual!

Estes são os Estados do pedido que correspondem a situação atual do pedido, correspondendo a uma fase do fluxo da compra. 



Novo - New (new): Este state é aplicado para todos os pedidos que entram na loja e ainda não foram revisados, ou seja, pedidos que acabaram de entrar


Pagamento Pendente - Pending Payment (pending_payment): Quando utilizamos um gateway como forma de pagamento, o pedido passa de new para pending_payment


Processando - Processing (processing): Este state é aplicado para qualquer pedido que venha a ter uma fatura ou um envio gerado. Todo pedido que seja faturado ou seja criado uma nota de entrega fica com este state


Completo - Complete (complete): Quando um pedido é faturado e também entregue ele passa a ficar com o state complete, que significa que o pedido está completo e não há mais o que fazer com ele


Fechado - Closed (closed): O pedido entra com o state closed quando uma nota de crédito é criada no valor integral do pedido. Basicamente quando o pedido for estornado


Cancelado - Canceled (canceled): Como o próprio nome diz os pedidos cancelados passam a ter o state canceled


Segurado - On Hold (holded): Pedidos que devem ser segurados (congelados) por um tempo ficam com este state. Um exemplo prático é quando o mesmo é pago com boleto bancário até ser confirmado


Analise de Pagamento - Payment Review (payment_review): O pagamento do pedido está sendo revisado, como em casos de suspeita de fraude.


2 - Status


Status corresponde ao estado do seu fluxo que o pedido se encontra. Cada status deverá ser vinculado a um estado, de acordo com o momento em que será utilizado no pedido.


Cada estado possuirá um único status padrão, desse modo, sempre que etapa for alterada, este status será utilizado.


Exemplos:


New (new): Se o status padrão dessa etapa for “Pendente”, então todos os novos pedidos entrarão com esse status;


Processing (processing): Se o status padrão dessa etapa for “Pagamento Confirmado”, então sempre que a fatura do pedido for criada a venda será atualizada com esse status;


Complete (complete): Se o status padrão dessa etapa for “Pedido Enviado”, então sempre que o envio do pedido for criado, a venda será atualizada com esse status;


Closed (closed): Se o status padrão dessa etapa for “Fechado”, então sempre que um memorando de crédito for criado, o pedido será atualizado com esse status;


Canceled (canceled): Se o status padrão dessa etapa for “Cancelado”, então sempre que o pedido for cancelado, será atualizado com esse status.


Além dos status padrões você poderá criar novos status para suas vendas, exemplos:


Se seu tipo de produto possui alguma personalização e é produzido de acordo com a compra, então você poderá criar um status “Em Produção” para ser utilizado após o pagamento. Assim, este status deverá ser vinculado a etapa processing, pois será utilizado após o pagamento e antes do envio (Etapa complete).


Se você deseja atualizar as vendas para “Entregue” sempre que o pedido chegar ao cliente, então você poderá criar esse status e vincular na etapa complete, pois será utilizado após a criação do envio.



Por exemplo, para um pedido que está como COMPLETE, a Plataforma sabe que ele já foi pago, e que todos os itens já foram enviados. Um pedido que teve seu pagamento realizado tem o estado PROCESSING, e assim por diante. Para cada situação, existe um Status padrão. Porém, você pode criar um novo status, e definir ele como o padrão para cada situação. O que seu cliente enxerga é o Status do pedido, desta forma você pode ter um status “Em Separação” e “Pagamento Confirmado” dentro do mesmo Estado de pedido (Processing), já que os dois status só deveriam ocorrer quando o pagamento fosse confirmado.


No painel ir em: Sistema -  Status do Pedido - você pode criar novos Status ou gerenciar ( alterar nome, cancelar) e atribuí-los aos Estados.




Na primeira coluna temos o Status do pedido (que o cliente enxerga), na segunda temos o código interno do status do pedido, e pulando para última coluna, podemos desfazer o vínculo entre o Status e o Estado. Repare que na terceira coluna podemos ver se este é ou não o status padrão para o estado exibido na próxima coluna. Caso houver ou efetuara alguma atribuição de status errada - para cancelar esta - clique em: Cancelar Atribuição.


Note que será mostrado os status de cada estado - exemplo: Pedido em Produção, Nota Fiscal Emitida, Overpaid, Pagamento Aprovado - estão associado ao estado: Processando.


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3 - Criando Status


Para criar um novo status, clicamos em “Criar Status” no topo direito e informamos o código do status (exibido na segunda coluna) e a Descrição do Status que o cliente irá ver. É possível ainda especificar a descrição específica pra cada visão de loja no grupo subsequente.




4 - Atribuir Status ao Estado


Em seguida, devemos atribuir o status ao Estado do pedido, clicando no outro botão do grid, “Atribuir Status ao Estado”. Agora podemos selecionar a qual Estado esse novo status está relacionado, e marcar se ele será o status padrão.


Em Status do Pedido: Selecione o status que foi criado no passo anterior, ou selecione o status que deseja. em Estado do Pedido: Selecione o Estado do Pedido ao qual irá atribuir este status.



Veja que este status criado aparecerá na lista sendo mostrado a qual estado está associado.



Dentro do pedido no histórico de comentários tem os status referente ao estado em que esta o pedido - então basta fazer a alteração. 


Exemplo de alteração de status no histórico do pedido - aqui mostra todos os status referente ao estado que se encontra.