Segue alguns exemplos de promoções mais usadas, a ideia é auxiliar na criação desta promoção - passando a ideia central da regra, pois a promoção pode ter variações nas condições as quais depende de cada lojista, de como ele deseja que seja aplicada esta regra.


1 - Regra de Desconto para Produto (s) Específico (s)

2 - Regra de Desconto para Categoria

3 - Regras Sobre o SubTotal - valor no carrinho

4 - Regra de Promoção para Produtos Configuráveis ou Pacote de Produtos

5 - Regras de Frete Grátis 

6 - Regra Sobre o meio de Pagamento

7 - Compre 4 pague 3

8 - Desconto Progressivo 

9 - Desconto na Primeira Compra

10 -Erros Comuns na criação da Promoção



1 - Regra de Desconto para Produto (s) Específico (s)



Veja que neste exemplo na aba condições setamos para que a promoção seja aplicada somente ao produto: testenovo


Mas há um erro nesta criação, pois se adicionarmos mais um produto ao carrinho, a este produto que não esta especificado na regra também aplicará o desconto - veja abaixo:



O certo a se fazer para que a regra seja aplicada somente ao produto informado é ir na Aba: Ações em Atributo do Produto - Selecionar: Código Identificador (SKU)




**Caso deseja especificar mais de 01 produto em Código Identificador (SKU)  é um dos

**Caso deseje que a promoção não se aplique para determinado (s) produto (s) em Código Identificador (SKU)  não é 

ou Código Identificador (SKU)  não é um dos  ...  


Veja que mesmo com outro produto adicionado o desconto é aplicado somente ao produto especificado





2 - Regra de Desconto para Categoria


Na Aba: Ações  em Atributos do Carrinho - Selecione: Categoria

Especificar se a regra irá se aplicar somente para uma categoria "é" ou mais de uma categoria/subcategoria "é um dos"

Ou se a regra não for aplicar para determinada categoria "não é" ou não aplicar a mais de uma categoria "não é um dos"



E Selecione a (s) categoria (s) desejada (s)



3 - Regras Sobre o SubTotal - valor no carrinho


Na Aba: Condições - em Atributos do Carrinho - Selecione: SubTotal


Se o subtotal for igual a x selecione "é", Se o subtotal for maior que x selecione " maior que" ou se o subtotal  de para cima x selecione "igual ou maior que"

Se o subtotal for menor de x selecione "menor que", se o subtotal for de x para baixo selecione "igual ou menor que".

Ou se quiser que a regra não se aplique somente a determinado subtotal - selecione: "não é" ou "não é um dos"



Informe o Subtotal Desejado



4 - Regra de Promoção para Produtos Configuráveis ou Pacote de Produtos.


**Atenção para que  se aplique para produtos configuráveis ou pacote de produtos, inserir o sku dos produtos filhos que compõe o produto configurável, e dos produtos que compõe o pacote de produto.


Exemplo de promoção a qual para que seja aplicada foi inseria o sku dos produtos que compõe o pacote



Exemplo de promoção a qual para que seja aplicada foi inseria o sku dos produtos  filhos que compõe o produto configurável




5 - Regras de Frete Grátis 


Antes verificar se no painel do meio de entrega tem a opção de criar regra de frete grátis - como exemplo o Frenet, se caso tiver as regras de promoção de frete devem ser geridas pelo painel do meio de entrega.


Caso não tiver, primeiramente deve-se habilitar a entrega grátis nos meios de entrega em: Sistema - Configuração -Vendas - Formas de Entrega. Aqui irá habilitar e em valor mínimo colocar um valor como no exemplo: 9999999999




Frete Grátis - Com condição de quantidade de itens no carrinho



Na Aba Condições - em Atributos do Carrinho - selecione: Quantidade de Itens Total



Informe a quantidade e se será: igual, maior, menor. é, não é  etc



Na aba Ações: em Frete Grátis -  selecionar: Apenas para os produtos - esta configuração replicar nas outras regras de frete



Regra de Frete Grátis com faixa de CEP: Quando quer limitar as faixas de Cep que terão a entrega grátis.


Na Aba Condições - em Atributos do Carrinho - Selecione: Cep de Entrega



Irá inserir a faixa de cep compreendida na promoção exemplo: CEP Entrega  igual ou maior que  01000000  CEP Entrega  igual ou menor que  19999999




** O lojista pode definir qual o critério da condição para aplicar a promoção  - exemplo: Valor do produto, categoria,  quantidade, cep entre outras opções. Pode ser feita também várias combinações de condições - ai fica a critério da promoção a ser criada, caso queira que a promoção de frete não tenha condições, ou seja, se aplique a qualquer cidade, valor, quantidade, produto etc basta deixar em branco na ABA Condições



6 - Regra Sobre o meio de Pagamento


Na Aba Condições: Em Atributos do Carrinho - selecione - Forma de Pagamento


Será exibida uma lista com os meios de pagamento, caso tiver dificuldade em localizar o meio de pagamento que deseja utilizar, ir na configuração do meio de pagamento ( em sistema - configuração - vendas - forma de pagamento) e alterar o nome do meio de pagamento  e salvar a alteração  e  localizar o nome do referido Tutorial Aqui.




7 - Compre 4 pague 3


Na Aba Ações  irá selecionar em Aplicar a opção: O Mais Barato, também para Compre 1 e leve 1 grátis  em quantidade de itens com desconto setamos 4 em valor do desconto setamos 100 e em  máximo de produtos com desconto setamos 1 ( pois se não especificar a cada 4 itens adicionados no carrinho 1 sairá com o desconto) 



Veja que de acordo com a configuração acima a promoção vai aplicar somente a um produto mesmo que tenha vários produtos no carrinho



Veja agora que se em  máximo de produtos com desconto setarmos 0 - o desconto será aplicado toda vez der múltiplo de 4 no carrinho



**Caso deseje que a promoção seja compre 8 e pague 6 basta em máximo de produtos com desconto  setar 2



8 - Desconto Progressivo 


-Exemplo dar 10% desconto  para 2 produtos, 15% de desconto para 3 produtos, e dar 20% de desconto para 4 produtos


Poderá criar 03 promoções diferentes



Sendo que  a primeira vai conceder 10% de desconto para 2 produtos 

Na aba Ação setar o valor do desconto




Sendo que  a segunda promoção vai conceder 15% de desconto para 3 produtos - Na aba Ação setar o valor do desconto




Sendo que  a terceira promoção vai conceder 20%  de desconto para 04  produtos  - Na aba Ação setar o valor do desconto


9 - Desconto na Primeira Compra


Na aba Condições - ira selecionar esta opção: Subseleção de Pedidos


Irá clicar em: Valor médio do Pedido

Na caixa que vai abrir selecione: Número de Pedidos Efetuados  - e sete a quantidade é menor que 1


Quanto aos status do pedido precisa verificar com o lojista o que é primeira compra -  pois o pedido tem vários status - exemplo o cliente pode ter o pedido cancelado, ter um pedido que ainda esta pendente, ou que ainda esta em produção etc. Ai cabe ao lojista especificar os status.



10 - Erros Comuns na criação da Promoção


Ficar atento as variações dos termos em negritos


1. 'É' em condições com listas

Exemplo quer criar uma condição a qual vai ser aplicado ou não vai ser aplicado a determinados produtos, categorias. Como é mais de um, não colocar "é"  "não é"


Se você usar condições como na imagem acima,  a Plataforma irá  procurará o ID da categoria '17,15,12,44' ou um produto com o nome Produto-Teste-2, teste-110. Naturalmente, não temos essa categoria ou produto e, na verdade, precisamos de outro resultado. Como na verdade esta a aplicar a promoção em vários produtos ou categorias. Aqui está a variante certa: O certo seria " é um dos" "não é um dos"

é um dos/ não é um dos

Aqui a Plataforma estará procurando por esses IDs: '17', '15', '12', '44'  ou produtos e a regra Amasty indicada funcionará conforme desejado.


2. Compare com zero



À primeira vista, essa condição parece legítima. Mas há um problema técnico: basicamente, você deve evitar comparar com zero, não apenas em vendas ou regras de envio.

A condição a seguir é idêntica logicamente e, o que é mais importante, funcionará corretamente.

 3. operador de condição 'maior que'

Às vezes, as pessoas usam símbolos > ou < ou escrever: "maior/menor que" para descrever relações de comparação de quantidade junto ao valor, mas a Plataforma não as entenderá corretamente. 

Use um operador de condições especiais em vez disso: Clicar no termo e em negrito e selecione a opção e não digite os termos no campo que deve ser inserido o valor

Exemplo correto


4. Faixa/lista

Muitas vezes notamos que os donos de lojas usam 'range' quando precisam  para aplicar algo a uma lista de itens. Isso está errado e a  Plataforma não entenderá essa combinação como um intervalo.

 Você precisa listar os itens (no nosso caso - SKUs) um por um usando uma vírgula. E sim, o caso 'é/é um de' mostrado mais uma vez.



No entanto, existem alguns clientes que usam a listagem manual de todos os códigos postais, portanto, para intervalos de códigos postais, normalmente usamos o operador 'começa de' e, se necessário, 'termina com'. 


5. Endereço de entrega padrão versus estado/província de entrega

Os nomes não podem ser usados com o endereço de envio padrão, você precisa usar o ID de envio padrão.

 Os nomes de local literais são usados com entidades de estado/província de envio .



O módulo é um poderoso mecanismo de regras, mas para usar a maior parte dele você precisa saber como configurá-lo corretamente.

Esperamos que essas informações sejam úteis para você e que você nunca mais cometa esses erros!

Se você tiver outras dúvidas sobre erros de lógica de condições típicas, pergunte.