A segmentação é uma das primeiras coisas que aprendemos no marketing e quase não há necessidade de enfatizar sua importância. Com sua ajuda, podemos atingir o público certo e atingir um grau mais alto do efeito desejado. Sem isso, muito esforço de marketing é desperdiçado transmitindo para as pessoas erradas - o que não é apenas ineficiente, mas também pode sair pela culatra, já que os clientes realmente não gostam de obter informações que não têm nada a ver com eles.
Infelizmente, a segmentação de clientes está quase totalmente ausente, então estamos aqui para corrigi-la. Nosso pacote de segmentação de mercado permite que você crie qualquer número de regras que criam segmentos de clientes com base em suas características, ou mesmo combinações de características. Você pode salvar os segmentos resultantes e usá-los para diferenciar suas mensagens, descontos, newsletters, banners e quaisquer outras ferramentas de marketing que você empregar.
As regras definem as condições que devem ser atendidas pelos clientes antes de se qualificarem para um determinado segmento. Você terá várias as quais veremos abaixo:
Para acessar no painel clique em Relatórios - Segmentação de Mercado
Para criar uma regra de seguimento clique em Gerenciar Regras
Será mostrada a lista de regras criadas, você pode editar ou criar uma nova - clique em: Adicionar Novo
Irá inserir o nome e definir o status para habilitar/desabilitar
Agora irá definir as condições da regra
As seguintes condições estão disponíveis para a regra: Sobre o Pedidos, Clientes, Carrinho e Produtos
Condições dos Pedidos: Número de Pedidos, Quantidade de vendas (total/média)Quantidade comprada (total/média)
Cada uma das Condições de Pedidos tem as seguintes subcondições: Estado da Pedido e Data do Pedido:
****Observação todas as palavras grifadas podem ser alteradas pelas opções predefinias - exemplo:
Condições dos Clientes: Observe que a extensão funciona apenas com clientes registrados
Endereço do Cobrança - por endereço de frete ou cobrança
Endereço de Entrega - por endereço de frete ou cobrança
Grupo de Cliente - selecione o grupo de clientes
Data de Nascimento - informe a data de nascimento!
Endereço de E-mail
Nome, Sobrenome
Gênero - defina o gênero
Assinatura do boletim informativo, Assinatura avançada do boletim informativo (necessário ter o módulo instalado) - se o cliente se inscreveu ou não
Cliente da loja registrado em - selecione a loja ( caso a loja tiver multiloja/visão)
Condições do Carrinho:
Total Geral no carrinho, Numero de produtos diferentes no carrinho, Quantidade de itens total e o Subtotal - estas condições seguem o mesmo padrão - basta inserir o valor/quantidade
Condições do Produto: Lista de Produtos e Histórico do Produto
Lista de Produtos: Lista de desejos/carrinho de compras
Selecionar a categoria, sku, dentre outros atributos do produto
Histórico do Produto: Quantas vezes o produto foi visto/encomendado
Selecionar a categoria, sku, dentre outros atributos.
Após definida as condições - clicar em Salvar e reindexar -
Indexação
Para melhorar o desempenho, a extensão Market Segmentation Suite possui sua funcionalidade de indexação interna. Existem índices de Pedidos e Clientes separados.
Indexação inicial: Depois que uma regra é salva e reindexada, a extensão processará todos os objetos aplicáveis (pedidos e clientes) com a regra. A coleção de objetos resultante será salva no índice para acesso rápido/aplicativo
A indexação inicial das regras pode demorar algum tempo, dependendo da quantidade de pedidos/clientes na loja
Ao ser indexado o status de progresso estará como: Pronto
Será informado a quantidade de segmentos para clientes e pedidos
Aplicando Filtros
Os filtros de extensão podem ser aplicados através de 2 grades (Pedido e Clientes).
Para filtrar pedidos com regras MSS:
1. Navegue para MSS -> escolha: Pedidos ou Clientes.
2. Escolha a regra necessária no seletor de regras Aplicar MSS e clique no botão Pesquisar.
3. Para exportar os resultados, selecione o formato de saída preferido (CSV ou XML) no campo Exportar para e clique no botão Exportar