São várias as possibilidades de criação de promoção, aqui passamos uma idéia de como funciona o módulo pontuando algumas questões básicas e importantes.

Sempre efetuar testes no ambiente de homologação antes de lançar a promoção no ambiente de produção!



––Promoções de Carrinho


Este menu traz duas opções para criação de promoções: Regras de preço ou promoções de catálogo e as promoções de carrinho


Veremos neste tutorial a segunda opção (promoções de carrinho)



1 - Informações da Regra

2 - Aba Condições

3 - Aba Ações

4 - Aba Legendas

5 - Banner na página do produto

5 - Tipos de Promoção - ***Veja Aqui os tipos de promoção deste módulo

6 - Exemplo e erros de promoção - ***Veja Aqui alguns exemplos de promoção e de erros na criação da promoção.


>Clique em Promoções > Regras da Promoção 


> Será exibida as regras existentes, para criar uma nova, clicar em Criar Regra.




1 – Aba Informações da Regra




>Nome da Regra: para controle interno.


>Descrição: para controle interno.


>Status: se a regra estará habilitada ou desabilitada.


>Grupo de Clientes: selecionar o grupo de clientes para os quais a regra estará disponível.


>Cupom: Há a opção de se criar a promoção sem cupom .Se marcado Cupom Específico, abrirá o campo para que seja inserido o o código do cupom




>Código do Cupom: uma vez que foi definido a necessidade de se utilizar um cupom, deve ser informado o código deste cupom (não usar sequências obvias, nem combinações difíceis de serem lembradas pelos consumidores, crie códigos específicos para as campanhas e coloque prazo de validade).



Pode ser criado código de cupons gerados automaticamente. Se Marcar a opção Usar Geração Automática vai habilitar na aba: Gerenciar código de cupom, as funções as quais vai ser possível preenchera quantidade de cupom a ser gerado, tamanho do código do cupom, formato (alfabético, numérico, alfanumérico), inserir sufixo e prefixo  ou traços ao código de cupom. Caso queira predefinir o termo dos códigos dos cupom gerados automaticamente, Vá em Sistema - Configuração - Clientes ( promoções) ou veja este Tutorial.




>Usos por Cupom: quantidade máxima de vezes que o cupom poderá ser utilizado.


>Usos por cliente: quantidade máxima de vezes que cada cliente pode utilizar a promoção.




>Iniciar em: caso quiser colocar algum período em que a promoção estará ativa data de início.


>Finalizar em: caso quiser colocar algum período em que a promoção estará ativa data de término.



>Usar condição de tempo:  caso queira que a promoção fique vigente em determinado período de tempo (horário)




>Usar condição de dia da semana Caso desejar que a promoção fique vigente em determinado dia da semana




>Prioridade: é a sequência em que o sistema avaliará as regras a serem aplicadas.


>Publicar no Feed RSS: se a promoção será publicada na sua lista de feeds RSS de sua loja.



Condições e Ações

Para a maioria das ações promocionais, você pode usar atributos do produto nas guias Condições e Ações. Mas qual é a diferença? Pense em “Condições” e “Ações” como “Causa” e “Efeito”. Isso significa que as Condições definidas por você definem em qual situação a regra será aplicada, independentemente das configurações de cálculo de desconto. E os atributos do produto que você definir na guia Ações determinarão a quais produtos o desconto será aplicado quando as Condições forem atendidas.


2 – Aba Condições


São as condições para que a regra seja ativada para os clientes. Combinações que verificarão se a regra é verdadeira ou falsa. Há várias combinações que requer um pouco de prática para o domínio.


******Perceba que se clicar em qualquer termos em negrito abrirá uma caixa com algumas opções, todos os termos em negritos tem opções - basta clicar nelas para verificar as opções



>Há várias possibilidades na criação das regras. Clique no +



>>>> A primeira opção:  Combinação de atributos do produto




**Clique no  para mostrar as opções



Você irá trabalhar com o atributo do produto no carrinho ( preço, quantidade no carrinho, total de linhas no carrinho). Ou com o atributo do produto (categoria, sku, atributos - desde que marcado a opção Sim em  uso para condições de regra de Promoções.)





>>>>>>>>>Nota-se que também há outras variáveis: É, não é, igual ou maior, igual ou menor, maior que, menor que, contém, não contém, é um dos, não é um dos. Ou seja, as palavras que estão em negrito podem ser alteradas e devem ser aplicadas de acordo com o seu contexto, sua regra a ser criada.


>>>> A segunda opção: Subseleção de Produtos 




Irá abrir o campo:  irá trabalhar com: Atributo do Produto no Carrinho, atributo do produto.



>>>> A terceira Opção: Condições de combinação





Irá trabalhar com os atributos do carrinho, (Sub-total, quantidade de itens, peso, forma de pagamento (, de entrega, Cep, região de entrega, entrega cidade/estado, Pais de entrega) atributos do cliente e histórico de compras.




Atributos do carrinho: Criar condição referente ao subtotal, quantidade de itens, peso, forma de pagamento, forma de entrega, cep, região de entrega etc.



Dentre outras opções como atributos do cliente (como por exemplo: nome, e-mail, cpf etc), Histórico de Compras (número de pedidos concluídos, valor total de vendas), Valor médio do pedido, e sobre a quantidade e valor de vendas etc



**Como informado acima o lojista pode definir qual o critério da condição para aplicar a promoção  - exemplo: Valor do produto, categoria,  quantidade, Cep entre várias outras opções. Pode ser feita também várias combinações de condições - ai fica a critério da promoção a ser criada, caso queira que a promoção  não tenha condições, ou seja, se aplique a qualquer cidade, valor, quantidade, produto etc Basta deixar em branco na ABA Condições




3 – Aba Ações


Aqui você encontrará atitudes a serem tomadas pelo sistema quando a regra for verdadeira.


Irá inserir o tipo de promoção (explicado mais abaixo) o valor do desconto - indica o percentual de desconto aplicado por uma regra. Por exemplo, se você digitar 100 aqui, o item terá 100% de desconto., número de produtos que serão aplicados o desconto - indica o número máximo de itens para os quais o desconto deve ser aplicado. Deixe em branco para não haver limitações., quantidade de itens no carrinho para que seja aplicada a promoção, Aplicar ao Valor de Entrega - para que a promoção, o desconto seja aplicada ou não ao valor da entrega. Frete Grátis -  para que a promoção aplique frete grátis, Aplicar somente esta Regra definir para que não seja aplicada uma outra promoção quando esta for aplicada. 



Dependendo da opção seleciona em Aplicar irá mostrar mais duas opções:

Calcular desconto com base em ' a configuração controla o preço base que será usado para calcular o valor do desconto ( preço original, especial).


Ignorar itens com preço especial 



Defina os atributos do produto (categoria, sku etc) ou os atributos do carrinho que serão aplicadas a ação. 

Podemos definir qual produto, categoria ou determinado atributo vai se aplicar ou não a Ação



Veja Aqui os tipos de promoção deste módulo




4 – Aba Legendas


Rótulos personalizados para suas promoções, separadas por visão de loja, esta legenda será exibida no carrinho.


>Após o preenchimento das informações clicar em salvar. Orientamos o lojista sempre fazer o teste, para verificar se a promoção foi corretamente configurada.



5 - Banner na página do Produto - para mais informações veja o tutorial Aqui.




Obs: Às vezes será necessário gerenciar índices e caches, em Sistema - Gerenciar Índice/Cache.



https://suporte.lionsuite.com.br/pt-BR/support/solutions/articles/70000635042-configura%C3%A7%C3%B5es-gerais-m%C3%B3dulo-de-promo%C3%A7%C3%A3o