- O que é um Atributo?
- Como Criar um Atributo?
- A - Propriedades do Atributo 3.B - Propriedades do Front-end
- Gerenciar Descrição/Opções
- Attribute Images
- Gerenciar Grupo de Atributos
1 - O que é um Atributo?
Vamos aprender a criar Atributos, que são as características, especificações do produto, por exemplo: tamanho, cor, voltagem etc.
Todos os campos que temos disponíveis no cadastro de um produto em uma loja virtual são atributos. Na nossa plataforma são disponibilizados atributos padrões que também são conhecidos como atributos de sistema, como o campo para inserir o nome do produto, o sku, descrição, pequena descrição, preços, peso entre outros.
Muitas vezes precisamos expandir esse padrão do sistema, criando nossos próprios atributos personalizados como, opção de cores, voltagem, tamanhos etc., permitindo ao lojista adicionar quantos atributos achar necessário para complementar os detalhes do produto oferecido em sua loja.
Exemplo
2 - Como Criar um Atributo?
Primeiramente vamos clicar em Catálogo > Atributos > Gerenciar Atributos.
Será exibido abaixo a lista de atributos criados, para gerencia-los e edita-los. Para criar um novo, clique em criar atributos.
3.A - Propriedades do Atributo
Agora vamos preencher as informações, de acordo com cada atributo a ser criado: código do atributo é o nome que o identifica, deve ser único, não ter caracteres especiais, espaços ou acentos.
Escopo é o nível (lojas) em que o atributo poderá ser modificado. A plataforma possibilita que você possua mais de uma loja na mesma plataforma, neste campo você define onde o atributo ficará visível. Para produtos configuráveis, marque a opção todas as lojas.
Em Formato do Campo p/ Lojista - Serve para determinar qual formato de campo será usado no atributo. Esse formato pode ser do tipo campo/texto - inserir um texto curto, área de texto - para inserir um texto maior, data - para inserir uma informação no formato de uma data, sim/não - selecionar o valor sim ou não, múltiplas seleções - permite informar mais de um valor ao atributo no cadastro do atributo, combobox - permite o cliente escolher o valor do atributo, preço - informar o preço, etc. Importante ressaltar que para um atributo ser usado como filtro de busca na categoria, ele precisa estar no formato múltiplas seleções, combobox ou preço. Para a criação de produtos configuráveis - marque o combobox.
Exemplo de Fomato Campo:
Exemplo de Campo Areá de Texto
Exemplo de Múltiplas Seleções
Exemplo de Combobox
-Valor padrão - se marcar como padrão, em caso de não preenchimento manual do valor do atributo, será preenchido com o valor que for marcado aqui.
-Valor único - Se você marcar como “Sim”, o valor que você escolheu para o atributo de um produto não poderá ser usado em outro produto ( exemplo de atributo com valor único: SKU).
Campo Obrigatório se 'sim' o atributo tem que ser preenchido obrigatoriamente no cadastro de algum produto.
Campo de Validação - utilizável somente em campos do tipo texto.
Aplicar Para - aplicar o atributo para todos ou determinados tipos de produtos - para produtos configuráveis - marcar a opção 'sim' para produtos configuráveis.
3.B - Propriedades Front-end
Temos as configurações: para o atributo aparecer como parâmetro em busca rápida (barra de busca) , ou busca avançada.
Se for comparável, o atributo será utilizado na comparação de produtos. Quando o usuário insere produtos para serem comparados, esse atributo também poderá ser usado na tela de comparação. Assim, o usuário poderá decidir qual produto comprar, comparando por exemplo um atributo para opção de cor, outro por voltagem, por marcas, por preço, entre outros.
Na navegação em camadas para ser disponibilizado como filtro, no menu lateral das páginas na listagem de produtos ou de resultado de busca feita pelo usuário.
Pode ou não ser usado para critério nas regras de promoção - exemplo de atributo que foi marcado para ser usado em criação de promoção:
Relevância - quanto menor é o numero, maior é a posição de exibição, permitir editor wysiwyg - para usar o editor em caso de campo de texto.
Permitir WYSIWYG - usado em atributos no formato: Campo Área de Texto - para que habilite o editor, caso tenha dificuldade em Html
-Para atributos receber tags HTML - Para poder usar códigos html no atributo
Exemplo se não estiver habiltado
Veja no front que o código exibido acima será exibido no atributo como texto
Caso tiver habilitado
Note que no front end- o código html será aplicado ao atributo
-Ser exibido na página do produto: exemplo o atributo na página do produto - nas informações adicionais/ técnicas do produto (vai depender do layout/ tema do site).
Para o atributo ficar disponível para utilização na página de categorias para atributo, é preciso que fique disponível para utilizar na caixa de ordenação dos produtos. Exemplo, quando for fazer uma pesquisa em um site e aparece a opção ordenar por mais vendidos, relevância, preço, caso quiser incluir o atributo nesta ordenação.
Exemplo: Atributo Cor.
Após preencher conforme seus requisitos, clique em:
4 - Gerenciar Descrição/Opções. Nesta aba é definido, de acordo com o formato de campo escolhido em “Formato do Campo p/ Lojista”, os valores para o atributo que está sendo criado.
Em gerenciar Títulos (Tamanho, Cor, etc.)” tem dois campos que são os rótulos “Admin” e “Português”. O valor que você inserir para o campo Admin, será o valor do rótulo que vai aparecer para o atributo dentro do cadastro do produto. Já o campo Português seria o rótulo que vai aparecer para o usuário na visão da loja.
>Se você escolheu o formato do campo como “Combobox ou Múltiplas Seleções será exibido o campo 'Gerenciar Opções' (valores do seu atributo) , você poderá inserir diversos valores, como por exemplo cores, tamanhos, marcas. Para isso é só clicar no botão “Adicionar Opção” e inserir os valores - clique em adicionar opção para incluir os valores dos produtos .
Posição é a ordem em que serão exibidos( quanto menor é o valor informado em posição, maior é a prioridade de exibição deste).
É padrão - caso marque algum valor com esta opção, o atributo será preenchido automaticamente com este valor no produto.
Exemplo:
Note que no atributo o valor já fica setado automaticamente.
>Após fazer a inclusão de todos os valores - clicar em salvar.
5 - Attribute Images - para inserir miniatura aos valores dos atributos, para maiores informações veja o tutorial de color swatch pro Aqui.
6 - Gerenciar Grupo de Atributos
- Após salvar o atributo, este deve ser incluído em um grupo de atributo, podendo incluí-lo em um grupo já existente ou criando um novo. Para lojistas que tem vários tipos de produtos que usam atributos diferentes, é recomendado criar grupos específicos para determinado tipos de produtos, desse modo, preenchendo somente os atributos necessários. Agora vamos gerenciar o grupo ao qual o atributo vai ser incluído - clique em catálogo >
- Clique em Atributos
- Clique em Gerenciar Grupo de Atributos
Agora iremos organizar os atributos criados, é aí que entra uma parte muito importante para o lojista, que é a organização deles através dos grupos de atributos. Selecione o grupo ao qual vai ser inserido o atributo, ou crie outro grupo clicando em 'criar grupo'. Recomendamos um grupo de atributo para cada tipo de produto, para que assim contenha apenas as informações necessárias, exemplo, para que não tenha os atributos de uma cadeira em um aparelho celular. - Agora selecione o grupo.
>Serão exibidos os atributos já incluídos/utilizados no grupo (lado esquerdo nas pastas), e caso houver atributos não utilizados (lado direito) - poderá ser alterada a ordem de exibição dos atributos de acordo com a sua vontade (basta arrastar para baixo ou cima), ou remover os que não forem usados em seu site. Aqueles que tem ícone vermelho são os atributos já criados e pré-definidos pelo sistema e não poderão serem excluídos. Você poderá alterar o nome do grupo ou do diretório que estão os atributos, excluir ou adicionar um novo diretório. Para poder utilizar o atributo criado, deve-se clicar nele (lado direito) e "arraste-o para o grupo do lado esquerdo" e coloque-o na posição que achar melhor.
>Após feita as suas alterações, clique em salvar grupo de atributos.
*Após realizado todos os procedimentos, você precisará gerenciar os índices para que as mudanças se tornem visíveis no site da sua loja. Para isso, vá em Sistema > Gerenciar Índices.